Vale a pena reservar eu as viagens online ou devo reservar através de uma agência de viagens?
Vale sempre a pena reservar viagens online por mim próprio ou devo reservar através de uma agência de viagens? Depende. O que tem funcionado melhor para mim é: se quero ir para um resort, reservo através de uma agência, se estou a planear uma viagem para visitar uma cidade algures no mundo, reservo eu.
Quando marco as minhas viagens, penso sempre se devo marcá-las através de uma agência de viagens ou se devo marcá-las eu próprio através do booking.com, skyscanner.com (e outros).
Não devo ser diferente da maioria das pessoas, e sempre que marco uma viagem, faço o mesmo exercício: peço orçamentos numa agência de viagens e comparo-os com os preços online.
Não tenho dados de uma comparação exaustiva, por isso vou apenas partilhar a minha opinião apenas com base na minha experiência nas viagens que fui marcando.
É sempre melhor reservar viagens por mim próprio, diretamente com as companhias aéreas e os hotéis?
A resposta direta é Não.
A minha experiência até agora é que, em certos destinos específicos, como locais de praia com grandes hotéis familiares ou resorts, as agências de viagens têm melhores preços do que se reservar por mim (através do booking.com ou mesmo através do próprio sítio Web do hotel).
Isto acontece porque as agências de viagens negoceiam os pacotes com os hotéis e as companhias aéreas com base no número de pessoas que esperam vender para esse destino. Assim, na maioria das vezes, conseguem oferecer melhores preços porque podem juntar o custo do hotel e dos voos e fazer-nos um desconto.
O mesmo não acontece com os destinos citadinos, sobretudo quando estão envolvidas companhias aéreas de baixo custo. As agências de viagens estão mais direcionadas para um serviço de qualidade, pelo que normalmente evitam as transportadoras de baixo custo, os hotéis de baixo custo e o Airbnb.
Utilizar companhias aéreas de baixo custo e hotéis de baixo custo é a forma de poupar imenso dinheiro, especialmente em destinos citadinos.
Além disso, se a estadia for longa, pode valer a pena explorar outras alternativas mais baratas e evitar hotéis caros, bem como tirar partido de voos com escala (voos não diretos) para baixar a fatura.
Como é que reservo as minhas viagens através de uma agência?
Como a minha experiência me diz que para destinos de praia os preços das agências de viagens são mais baixos, normalmente escolho 3 agências de boa qualidade e peço-lhes orçamentos para o destino que quero ir.
De seguida, escolho a agência que me apresentou o melhor preço. Uma vez que, normalmente, todas operam com os mesmos hotéis, as diferenças não são muito significativas.
No entanto, nos últimos anos, tenho recorrido sempre à mesma agência de viagens.
Isto porque, desenvolvi uma boa relação com uma agente de viagens que conhece muito bem os locais para onde me desloquei e tenho tido uma excelente experiência com a qualidade dos hotéis que a agente me tem recomendado. Por isso, acabo sempre por confiar nessa agente de viagens.
Apesar de gostar do serviço e de confiar na agente, comparo sempre os preços como se fosse eu a fazer a reserva.
A última vez que optei por reservar um hotel de praia através de uma agência, consegui poupar cerca de €100 numa semana, isto quando comparando com o preço no site do hotel, porque se comparasse com o booking, a diferença era superior.
Como reservo as minhas viagens sem uma agência de viagens?
Não serei certamente muito diferente da maioria das pessoas, pelo que aqui opto por 2 grandes nomes: booking.com e airbnb.com.
A maioria das pessoas dir-me-á que estes têm taxas elevadas, o que faz com que os hotéis e os empresários aumentem os preços.
No entanto, eu prefiro a confiança que estas empresas proporcionam pelo facto de serem as mais conhecidas do mercado.
Já tive um anfitrião que cancelou o meu hotel durante uma viagem e a booking.com apresentou imediatamente várias soluções, desde um hotel melhor (mais caro) ou uma solução mais barata. Além disso, normalmente têm alguém com quem falar na nossa língua.
Mesmo sendo muitas vezes mais caro, sinto-me à vontade ao utilizar estes serviços, e até agora só tive boas experiências (não querendo dizer que seja tudo perfeito, que não é).
Já experimentei outros, e também correu tudo muito bem, mas normalmente prefiro estes 2.
Na minha opinião, manter as coisas simples e escolher serviços em que confio é, por vezes, melhor do que poupar pequenas quantias.
Claro que se as diferenças forem grandes, muitas vezes opto por contactar diretamente o hotel e negociar o preço diretamente com eles o que acaba por se traduzir as vezes numa poupança bastante significativa. Mas, pode perder-se a segurança de ter uma grande plataforma por trás.
O segredo é comparar preços
Independentemente da minha experiência, penso que o segredo para poupar dinheiro ao reservar viagens é comparar alternativas.
A minha sugestão é que reservem algum tempo para planear e comparar preços. Quanto mais compararem, mais confiante se sentirá nas suas decisões.
Conclusão
- Normalmente, reservo as minhas viagens através de uma agência de viagens se quiser ir para um hotel grande ou um resort balnear, uma vez que as agências costumam dar-me melhores preços do que reservar tudo sozinho.
- Se estou a planear uma viagem para visitar uma cidade algures no mundo, reservo eu mesmo através do booking.com e do site da companhia aérea.