Praia fluvial do Vilar da Amoreira na Pampilhosa da Serra
Praia fluvial fantástica a 2 horas de Lisboa e do Porto um local muito bonito.
Portugal é um país fantástico para visitar, mas a maioria das pessoas acaba por ir para o Algarve para a praia, ou visitar Lisboa e Porto.
Neste post gostava de falar sobre sítios em Portugal que penso que muitas pessoas não conhecerão mas que poderão ser uma ótima alternativa para passar umas férias fantásticas, sem a confusão das praias da costa Portuguesa no verão.
Em particular, a praia fluvial de Vilar da Amoreira, perto da Pampilhosa da Serra.
Não se trata de uma praia tradicional de mar, mas sim de uma piscina num rio!
Fica perto da Pampilhosa da Serra, a cerca a duas horas e meia de carro de Lisboa e do Porto.
Uma vez lá chegado, é normalmente fácil estacionar o carro no parque de estacionamento organizado.
Esta é uma praia construída numa zona muito calma na margem do rio Zêzere e consiste num dispositivo flutuante (que mais parece um conjunto de boias atadas umas às outras) que permite a entrada de água, criando assim uma piscina muito segura com a água do rio.
É certo que não terão a areia de uma praia tradicional, mas podem estender a toalha dentro da área flutuante e aproveitar o sol.
A água não é nada fria!
Podem mergulhar imediatamente e desfrutar de uma temperatura excelente.
Para quem leva crianças, há uma piscina mais pequena no interior (uma segunda piscina) que foi construída para crianças e que é também muito segura (embora já sabemos o quão importante é manter sempre a atenção...).
A zona do flutuador pode ficar cheia de pessoas, mas se isso acontecer podem sempre deixar a sua toalha fora da zona de flutuação (na margem do rio) e dar um mergulho na zona da piscina e voltar para ir buscar a sua toalha.
No exterior da piscina, existe um pequeno restaurante e uma zona de refeições, que é excelente para uma refeição em família num local muito bonito e calmo.
Editei um vídeo com as imagens que captei quando visitei esta praia fluvial no mês de Agosto:
Conclusão
- Visitar a Praia Fluvial de Vilar da Amoreira permitir-lhe-á conhecer uma região de Portugal que não é turística e onde verão maioritariamente portugueses.
- Esta não é uma praia tradicional de mar, mas sim uma piscina construída a partir de um flutuador nas margens de um rio.
- A praia situa-se numa zona muito bonita do rio Zêzere e a água é calma e quente.
- Fica a cerca de duas horas e meia de carro de Lisboa e do Porto e, uma vez lá chegado, é normalmente fácil de estacionar.
- Este é um sítio em Portugal que muitas pessoas não conhecem mas que vale totalmente a pena visitar.