Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pedro Ivens

Pedro Ivens

05
Fev25

Porque vou usar serviços tecnológicos locais?

Pedro Ivens

Os serviços da Google, da Apple, da Amazon, da Microsoft, do Facebook e outras gigantes tecnológicas internacionais são excelentes. Podem ter os seus problemas, mas funcionam muito bem, e muitos deles mudaram a forma como comunicamos, trabalhamos, ou compramos.

Mas eu vou tentar utilizar serviços tecnológicos locais. Vou explicar porquê.

 

A verdade é que, embora tenham produtos e serviços excelentes, estas empresas controlam o mercado e são praticamente monopólios (só para não dizer que são efetivamente monopólios).

Os monopólios nunca são bons para os consumidores.

Acabamos, a longo prazo, por ter problemas como pagar mais pelos serviços (temos de pagar àqueles fornecedores o que eles nos quiserem cobrar porque não temos alternativas...), produtos ou serviços que acabam por piorar com o tempo (as empresas não têm concorrentes e acabam por não se esforçar para melhorar os seus produtos), e controlo das escolhas dos seus clientes.

Todas estas coisas são verdade, de uma maneira ou de outra, em todas as empresas que mencionei acima.

Algumas poderiam vender mais barato, outras têm praticas que condicionam as nossas escolhas, outras usam os nossos dados sem grande respeito por eles, etc.

Além disso, o facto de a grande maioria de nós usar os mesmos serviços faz com que apenas estas empresas se desenvolvam, já que recebem a maior parte do dinheiro que existe no mercado, e as empresas mais pequenas nunca se conseguem desenvolver o suficiente para crescer porque simplesmente não têm os mesmos fundos.

Sim. Eu sei.

Estas (e outras) empresas  só cresceram porque efetivamente os produtos e os serviços que vendem são bons. Muito bons.

Mas em muitos serviços, talvez não faça assim uma diferença tão grande como outras alternativas...

E se as alternativas forem de empresas Europeias, ou ainda melhor, Portuguesas, poderemos ter outros ganhos.

Para além de contrariarmos os efeitos negativos dos monopólios que descrevi acima (e outros), se usarmos serviços de empresas Europeias, ou preferêncialmente Portuguesas, provavelmente vamos ter os seguintes ganhos indiretos:

 

1. Pagamento de IVA e outros impostos que ficam na Europa (ou em Portugal), que é dinheiro que pode ser reinvestido nas localidades onde vivemos.

2. O aumento de procura nos serviços faz com que as empresas tenham de contratar mais pessoas, o que leva a um maior rendimento que fica dentro do país. Quem não gostaria que houvesse mais emprego na Europa ou em Portugal?

3. Empresas Europeias e Portuguesas têm maior cultura de privacidade e proteção de dados porque têm de respeitar o Regime Geral de Proteção de Dados (RGPD) com um cuidado superior (eu sei que todas as empresas que mencionei acima também cumprem essas regras, mas continuo a achar que o mindset é diferente).

 

Por todos estes motivos resolvi mudar a minha abordagem aos serviços tecnológicos.

Optei por transferir os meus dados para  serviços tecnológicos Portugueses ou Europeus. Ainda que alguns dos serviços possam ser piores (o que na minha modesta opinião não é verdade...), mas esta é uma escolha que me faz feliz, e isso é importante!

  • Vou trocar o Gmail pelo Sapomail.
  • Vou trocar o Google Photos e o Google Drive pela Meocloud (para ficheiros) e a Jottacloud (cloud Norueguesa que vou usar para armazenar fotos).
  • Vou trocar o Google Chrome pelo Vivaldi (browser Noruguês).
  • Vou trocar o Facebook e o X (ex-twitter) pelo Mastodon (rede social descentralizada com servidores também na Europa), em particular pelo Masto.pt.
  • Vou trocar as minhas pesquisas no Google pelo Ecosia (motor de busca alemão).
  • Vou trocar as minhas compras na Amazon pela Worten, Continente, Bertrand, Almedina, Fnac, etc.

 

Tal como escolhemos muitas vezes comprar na mercearia do bairro que é mais cara que o hipermercado que está a 5 km de distância, penso que também nos serviços tecnológicos poderei optar por serviços locais e ajudar as empresas locais a crescer.

Embora ache que devemos escolher os produtos que funcionam bem, também acho que devemos apoiar as comunidades locais, e é isso que vou fazer.

Muitos poderão achar que as minhas escolhas são erradas ou preferir outras opções por diversos motivos, mas este será um caminho que vou fazendo aos poucos, certamente com erros e trocas por outros serviços que entretanto encontre e que sirvam mais as minhas necessidades.

Não vou mudar o mundo, mas as coisas começam a mudar com pequenas ações.

 

Conclusão

 

  • Por causa dos pontos negativos gerados pelos monopólios tecnológicos (Google, Microsoft, Amazon, Facebook, entre outros) resolvi mudar os serviços tecnológicos que uso.
  • Vou usar o Sapomail, Meocloud, Jottacloud, Mastodon, Vivaldi, Ecosia, e comprar em websites de empresas locais.