Onde comer na Guiné-Bissau?
Os meus restaurantes favoritos na Guiné-Bissau foram a Padeira Portuguesa e a Senegalesa, mas há mai
Visitei a Guiné-Bissau entre 2009 e 2010 e sempre fiquei surpreendidos com os sabores da gastronomia local.
A minha expetativa inicial era baixa, mas acabei por gostar muito de todos os pratos que fui experimentando.
Os restaurantes não estavam bem decorados e muitos deles nem sequer tinham bom aspeto, mas a comida era quase sempre muito boa.
Foram 3 os restaurantes que mais me impressionaram e onde mais gostei de comer: Mar Azul, Padeira Africana, e A Senegalesa.
Mar azul
A cerca de 30km da capital Bissau na região de Quinhamel, onde podemos comer peixe e ostras acabados de apanhar pelos pescadores locais.
Achei o local fantástico. Basicamente uma cabana à beira-mar, com vista para os pescadores que estão a apanhar os peixes que vamos comer. O local é muito calmo e em comunhão com a natureza. Uma experiência que nos devolve anos de vida.
Podem ver-se algumas fotografias e comentários publicadas no trip advisor aqui.
Padeira Africana
Este foi provavelmente o melhor restaurante onde estive na Guiné-Bissau.
A comida tinha bastante qualidade e era muito variada, e notava-se que havia bastante cuidado com a higiene dos alimentos.
Os pratos são uma mistura de comida Portuguesa e comida Guineense.
Proveia aqui a galinha de cafriela, caldo de mancarra, frango em caldo de chabéu, entre outros (tenho um post sobre os pratos que mais gostei na Guiné-Bissau aqui).
Podem ver-se algumas fotografias e comentários publicados no trip advisor para o restaurante "Padeira Africana".
A senegalesa
Mal entrei neste restaurante fiquei imediatamente preocupado. Não tinha experiencia nenhuma em visitar a Guiné-bissau e este restaurante não tinha muito bom aspeto. No entanto, foi onde comi o melhor prato que provei neste país: as espetadas grelhadas.
A cozinha da Guiné-Bissau é influenciada por várias culturas, sendo uma delas a Senegalesa. As espetadas são um prato de influência Senegalesa.
O tempero das espetadas é carregado de algo e sal o que lhe dá um sabor fantástico.
Confesso que nunca fui capaz de provar outro prato neste restaurante. Sempre que lá ia comia o mesmo. Uma maravilha!
Infelizmente não tenho fotos, mas podem ver-se algumas informações neste link para a Senegalesa.
Outros bons restaurantes
Para além do meu top 3 acima, existem outros ontem tive muito boas experiências. Em particular: Coimbra Hotel e Spa, Papaloca, Morabeza, e na Pousada do Saltinho.
- Coimbra Hotel e Spa - Fiquei hospedado neste hotel (muito calmo e acolhedor) e tinha um buffet com bastante qualidade e muito variado. A comida era muito boa.
- Papaloca - Não há nenhum lugar no mundo onde não se possa comer uma pizza. A Guiné-Bissau não é exceção. Embora não seja comida tradicional Guineense, achei as pizzas bastante boas. É também a casa do Benfica em Bissau.
- Morabeza - um restaurante de comida Libanesa. É também um restaurante com muitas opções diferentes, incluindo pizzas. Gostei bastante de comer aqui, em particular por ser bastante diferente do que estava habituado.
- Pousada do Saltinho - Fica na região de Bafatá, a cerca de 175km da capital Bissau e é também um hotel. A comida é portuguesa, mas a grande particularidade deste restaurante/hotel é que fica mesmo ao lado da cascata do saltinho, que é um local icónico na Guiné. Aqui comi cabrito acabado de matar com pão alentejano acabado de fazer - algo que nem em Portugal é fácil de encontrar, e estava excelente!
Conclusão
- Os restaurantes onde mais gostei de comer na Guiné Bissau foram o Mar Azul, Padeira Africana, e A Senegalesa.
- Também gostei de comer no Papaloca, Coimbra hotel e Spa, Morabeza, e na Pousada do Saltinho.