Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pedro Ivens

Pedro Ivens

06
Nov24

O que há para ver na Guiné-Bissau?

O meu tour de 4 dias pela Guiné-Bissau.

Pedro Ivens

A Guiné-Bissau, embora seja um país pequeno e sem muitos museus ou construções icónicas para visitar, tem sítios muito bonitos e que vale a pena conhecer.

Durante as minhas estadias na Guiné, acabei por conhecer alguns locais interessantes e que recomendaria visitar, mas para podermos conhecer o país, o primeiro passo é arranjar um carro!

A Guiné, não é o melhor sítio para encontrar um carro para alugar, por isso, há 2 alternativas. A primeira é alugar um táxi. Conversar com um motorista e negociar um preço para ele nos transportar pelo país e conhecer os principais locais - claro que também é possível viajar nos táxis públicos que levam vários passageiros, os "toca-toca". A segunda opção, é perguntar no nosso hotel onde podemos alugar um carro. No meu caso, acabou por ser a segunda opção a dar frutos e foi assim que conseguimos alugar um carro para conhecer o país.

Então qual seria o percurso que recomendaria?

Proponho um percurso de 4 dias pela Guiné-Bissau.

guiné.png

Dia 1

Primeiro, e especialmente para quem nunca esteve em África, diria que é interessante conhecer Bissau. Passear pela cidade, almoçar pelos restaurantes que existem, ver os principais edifícios e mercados locais (como o mercado do Bandim, onde tudo se compra e vende) e, quem sabe fazer algumas compras de artigos tradicionais da Guiné (como o caju o amendoim, o piri-piri, as mangas ou as tradicionais esculturas em madeira), reviver as construções típicas Portuguesas da cultura da época colonial (anos 60 e 70), o porto e a fortaleza.

Bissau não é uma cidade cheia de museus nem esculturas, por isso, de carro consegue ver-se praticamente tudo numa manhã.

Se acordar cedo e visitar Bissau durante a manhã, ainda se consegue fazer os cerca de 38 km que separam Bissau de Quinhamel em 45 minutos. Aqui pode almoçar, com uma excelente vista para o rio, umas Ostras acabadas de apanhar (para quem não gosta, há outras coisas!).

Para além disso este é um sitio muito bonito para caminhar e apreciar a paisagem junto ao rio.

Mapa para quinhamel.png

quinhamel.jpg

Ao final da tarde pode regressar e, se o hotel o permitir, aproveitar a piscina que deve estar com a água numa temperatura inesquecível! No final do dia e para terminar bem, sair a pé e jantar num restaurante tradicional de Bissau como a "Padeira Africana" pode ser um excelente programa.

 

Dia 2

No segundo dia a minha sugestão é fazer o caminho até à praia de Varela, no norte.

Há várias praias incríveis, mas, a de Varela é uma das minhas preferidas.

praia de varela.jpg

A minha sugestão para um dia bem passado é a de sair de carro de Bissau ir até à praia de Varela, no norte, passar lá o dia, e regressar até Bissau. Ou, melhor ainda, passar lá um fim-de-semana, se tiver essa oportunidade.

Varela fica longe de Bissau (cerca de 175 km) e as estradas não são propriamente vias rápidas, por isso ainda vai ser uma viagem demorada. Por isso, o meu conselho é sair cedo de Bissau para aproveitar ao máximo este segundo dia do roteiro.

caminho para varela.png

É importante planear a viagem de regresso a Bissau. Esta viagem é bastante longa e desgastante, uma vez que é preciso conduzir em estradas de terra batida, sem iluminação publica, e com rede de telemóvel bastante limitada. Por isso, o ideal é marcar um aparthotel que fica lá perto e aproveitar para usufruir desta região incrível e ainda muito natural.

Deixo o link com algumas indicações sobre a praia: https://kalmasoul.com/turismo/praias/varela/

 

Dia 3

A cascata do saltinho é um sítio fantástico que vale a pena conhecer. Fica perto da cidade de Bafatá, a cerca de 140 km de Bissau.

caminho para saltinho.png

Mais uma vez, as viagens são longas, embora que até Bafatá as estradas são bastante melhores do que na zona norte, perto de Varela. No entanto, quiser fazer um percurso pelo país pode ser interessante aproveitar os pequenos hotéis que existem em cada cidade para poder ter mais tempo em cada região. Existe um pequeno hotel mesmo ao lado da cascata do saltinho onde é possível usufruir do som da cascata durante toda a noite.

Se estiver em Bissau, como era o meu caso, então o ideal é ir de manhã cedo, direto até Bafatá e depois até à cascata.

A viagem vai demorar cerca de 2 horas e 30 minutos.

viagem ate saltinho.jpg

A cascata do saltinho é muito bonita, e podemos atravessar uma ponte o que nos permite vê-la de todos os lados e tirar algumas fotografias.

Existe uma pousada perto onde podemos almoçar com vista para cascata, enquanto relaxamos ao som das águas correntes.

cascata saltinho 1.jpg

cascata saltinho 1.jpg

Deixo o link com algumas informações sobre a cascata e a zona: https://kalmasoul.com/turismo/praias/saltinho/ 

A cidade de Bafatá é bastante perto e pode valer a pena conhecer para ver as antigas construções de influência Portuguesa.

bafata1.jpg

bafata2.jpg

Nesta zona há muitos locais para visitar e pode valer a pena dar uma volta pela região para conhecer os parques naturais incríveis e ir até à cidade de Gabu. O ideal será ficar no hotel perto da cascata (ou outro) e utilizar o tempo restante para conhecer a zona.

 

Dia 4

Por último, depois de dar uma volta pelas principais regiões terrestres da Guiné-Bissau, vale a pena ir conhecer as Bijagós - as ilhas paradisíacas ao largo do país. São ilhas incríveis, pouco exploradas e muito naturais.

Para ir até às ilhas, terá de apanhar um barco no porto de Bissau e negociar a ida e a volta. Pode ir e voltar no próprio dia, mas, mais uma vez, para aproveitar bem o local, o ideal será fazer desta minha proposta de 4º dia um conjunto de dias e marcar um hotel para aproveitar as praias paradisíacas, até porque a viagem de barco demora 3 a 4 horas...

Se resolver ficar nas ilhas, o ideal é marcar com antecedência o hotel porque eles não são baratos e assim pode procurar a melhor opção. Claro que, pode sempre chegar a perguntar as opções no local...

bijagos.jpg

 Conclusão

  • Há muita informação online sobre tours na Guiné-Bissau, este é um pequeno roteiro em que intenção é indicar alguns dos principais locais que se pode conhecer neste país incrível.
  • Na minha opinião, o ideal é começar a visitar de manhã cedo para poder ter tempo para ver as várias cidades por onde vai passando, embora não exista muito para ver em termos arquitetónicos, há sempre uma cultura diferente para conhecer e muita beleza natural para desfrutar.
  • Se vai até à Guiné-Bissau, algumas pesquisas online podem ajudar, em particular gosto muito do site Kalmasoul.com (https://www.kalmasoul.com/en/)