O meu percurso para me tornar um investidor
Investir pode gerar dinheiro para o presente e futuro. Veremos se consigo.
Não tenho dados que sustentem o que vou dizer, mas acredito que investir no mercado de ações pode ser uma boa forma de gerar bons rendimentos que, em última análise, nos podem ajudar a pagar as nossas viagens.
Acabei de ler o livro “Pai rico pai pobre” e o autor confirma a minha convicção de que é importante adquirir ativos durante a nossa vida que gerem rendimentos para o presente e para futuro.
Isto levou-me a pensar: seria esta uma boa forma de financiar as despesas de viagem?
Penso que pode muito bem ser.
Mas mesmo que não sejam, pelo menos poderão ser um bom investimento para quando nos reformarmos.
Investir no mercado de ações pode, a longo prazo, gerar retornos de duas formas:
1. algumas empresas pagam dividendos que, basicamente, lhe dão uma parte do dinheiro que a empresa gera no ano,
2. se a empresa tiver um bom desempenho, a procura pelas suas ações aumenta, e o preço das ações aumenta. Portanto quem for dono das ações de um empresa em crescimento, aumenta dinheiro que tem.
Claro que há muito risco envolvido, mas, a longo prazo, talvez comprar ações de empresas que pagam dividendos possa pagar uma parte de uma viagem (e pagar outras coisas, obviamente).
Por isso, decidi começar o meu percurso como investidor.
O problema é que não gosto de muito risco, por isso decidi tentar procurar empresas que se enquadrassem dentro do meu apetite para o risco.
Mas que empresas poderiam ser essas?
Depois de refletir cuidadosamente e de ler algumas das estratégias de investimento de Warren Buffet (Warren Buffet's top 10 tips), decidi que deveria procurar empresas que tivesses as 4 características seguintes:
1. Parecessem ter um aumento constante das vendas ao longo dos anos..
2. Algum tipo de produtos únicos (de preferência algum tipo de posição monopolista).
3. Que reinvestissem os seus ganhos no negócio.
4. Que tivessem uma dívida baixa.
Com estes critérios definidos, só preciso de tentar encontrar boas empresas que os cumpram, o que não é tarefa fácil.
Vamos ver como se desenvolve esta viagem de investimento.
Por favor tenham em conta que esta é a MINHA viagem/história de investimento e que, de forma alguma, é ou pretende ser um conselho de investimento. Este é o meu próprio teste, que provavelmente me fará perder dinheiro .
Conclusão
- Acredito que investir no mercado de ações pode ser uma boa forma de gerar bons rendimentos que, em última análise, nos podem ajudar a pagar as nossas viagens.
- Decidi que deveria investir em empresas que parecem ter um aumento constante das vendas ao longo dos anos, algum tipo de produtos únicos (de preferência algum tipo de posição monopolista), que reinvestem os seus ganhos no negócio, e têm uma dívida baixa.