Como juntar e enrolar a roupa para poupar espaço na mala de viagem?
Juntar e enrolar a roupa é uma ótima forma de fazer a mala para viagens.
Juntar as roupas e enrolá-las poupa espaço na mala de viagem? Sim! Juntar a roupa reduz o volume de cada peça, permitindo otimizar o espaço dentro do saco.
Gosto de enrolar toda a minha roupa quando estou a fazer a mala para uma viagem. No entanto, quando enrolo a roupa, cada peça tem o seu próprio volume.
Se enrolarmos a roupa penso que conseguimos poupar bastante espaço na mala, porque os rolos permitem uma bola organização e ocupação do espaço dentro da mala ou da mochila.
Mas talvez possamor is mais longe! Se juntarmos a roupa e depois a enrolarmos, talvez seja possível poupar ainda mais espaço dentro da mala.
Juntar e enrolar a roupa é a técnica que utilizo na maioria das vezes quando faço as malas para viajar.
Se mantivermos 2 ou 3 peças juntas num único rolo, conseguimos condesar várias peças o que acaba por ocupar menos volume dentro da mala, especialmente se compararmos com apenas dobrar a roupa.
Juntar e enrolar a roupa funciona muito bem grupos de t-shirts t-shirts, grupos de roupa interior, ou com um pijama.
Outra opção, que é a minha favorita, é juntar e enrolar uma muda de roupa diária dentro de um único rolo de roupa. Por exemplo, uma t-shirt com meias e roupa interior juntas num único rolo.
Na minha opinião, esta técnica permite não só colocar mais coisas na mala, como também permite ter tudo organizado, ja que quando tiramos um rolo (por exemplo com uma muda de roupa), apenas tiramos um rolo e não estragamos a organização do resto da mala.
Por estes motivos, este é o meu método preferido para fazer a mala.
A única coisa que tento fazer é não juntar mais de 2 ou 3 peças de roupa num único rolo, uma vez que, após algumas peças, o rolo aumenta significativamente de volume, o que, na minha opinião, leva a que percamos flexibilidade na arrumação da mala.
Preparei um vídeo onde explico em pormenor a minha técnica de juntar e enrolar a roupa, neste caso com o exemplo de t-shirts.
O tipo de tecido faz alguma diferença para juntar e enrolar a roupa?
Sim, os tecidos fazem muita diferença quando estamos a fazer a mala, e em particular a juntar e enrolar a roupa.
Quanto mais fino for o tecido, mais peças podemos enrolar sem aumentar significativamente o volume de cada rolo de roupa.
Com base na minha experiência com cada tipo de peça, sigo normalmente a seguinte regra:
- para roupa normal (por exemplo, pólos ou t-shirts de algodão): Enrolo 2 peças juntas
- tecidos muito finos (por exemplo, t-shirts de poliéster): Enrolo 3 peças de roupa juntas
- tecidos muito grossos (por exemplo, lã de algodão ou poliéster): Enrolo-as individualmente.
- uma muda de roupa: independentemente do tecido, junto muitas vezes t-shirt, roupa interior e meias.
Quais são as vantagens de juntar e enrolar a roupa?
Na minha opinião, há duas grandes vantagens em juntar e enrolar a roupa:
1) reduz significativamente o volume de cada peça de vestuário, em comparação com a embalagem separada. Uma vez que estamos a juntar a roupa num único rolo, o volume adicionado é menor, pelo que poupamos espaço. Isto é visível na imagem acima, onde juntei e enrolei 3 t-shirts.
2) Permite uma boa organização da roupa, uma vez que se sabe o que cada rolo contém. Se precisar de tirar um rolo, o resto do saco continua organizado. Isto é especialmente útil se estivermos a juntar e enrolar uma muda de roupa inteira (ou seja, t-shirt, roupa interior e meias para usar num dos dias da viagem).
Quais são as desvantagens de juntar e enrolar a roupa?
Todas as rosas têm os seus espinhos, e este método não é exceção. Na minha opinião, os principais desafios a ultrapassar são:
1) Se enrolarmos demasiada roupa em conjunto, o rolo torna-se significativamente maior, o que o torna ineficiente, uma vez que é mais grosso e tem menos flexibilidade para se ajustar ao tamanho do saco.
2) Se enrolarmos 3 t-shirts juntas, quando precisar de uma dessas t-shirts, terá de desfazer o rolo, tirar a t-shirt e voltar a enrolar, o que não é muito prático.
Como é que ultrapassamos os desafios de juntar e enrolar a roupa?
Para ultrapassar os desafios que mencionei acima e tirar o máximo partido deste método de juntar e enrolar a roupa, temos de prestar atenção ao tamanho e à forma dos nossos sacos de viagem, e ter em conta a espessura do tecido de cada peça de roupa.
Se juntarmos e enrolarmos 2 ou 3 peças de roupa, isso provalvemente não aumentará muito o volume do rolo e roupa e conseguiremos que ele caiba perfeitamente dentro do saco.
Isto é, se os tecidos forem grossos não podemos juntar muitas peças num único rolo, mas se os tecidos forem finos, provavelmente conseguiremos juntar 3 peças de roupa num único rolo.
Talvez a melhor forma de perceber seja experimentar. Comecem por tentar enrolar 3 t-shirts, e se acharem que fica um rolo muito grosso, tirem uma das t-shirts. Dará trabalho a primeira vez, mas assim que percebemos o que resulta, não dará mais trabalho dali para a frente.
No entanto, se optarmos por juntar e enrolar uma muda de roupa inteira (ou seja, t-shirt, roupa interior e meias), não aumentará significativamente o volume e teremos sempre o saco organizado.
Sempre que precisamos de tirar um rolo, usamos tudo o que lá está enrolado, por isso não teremos o trabalho de desenrolar e voltar a enrolar tudo.
Abaixo está uma fotografia minha a enrolar uma t-shirt e uns calções:
que mais tarde se transformou num único rolo:
Com a prática, creio que esta é uma excelente técnica para reduzir o tamanho da nossa mala.
Conclusão
- Juntar e enrolar a roupa reduz o volume da roupa dentro da mala de viagem o que nos permite otimizar o espaço interior.
- Permite uma boa organização da roupa, uma vez que se sabe o que cada rolo contém.
- Poderá haver dificuldades se juntarmos demasiada roupa numa único rolo, uma vez que ficará muito volumoso e poderá ocupar mais espaço.
- Se optarmos por juntar e enrolar uma muda de roupa para um dia de viagem (ou seja, t-shirt, roupa interior e meias), não aumentará o volume e teremos sempre o saco organizado.