A Vila Natal de Alenquer, Portugal
Presépios de Portugal
A vila de Alenquer tem uma história importante relacionada com o presépio.
Não só tem um presépio gigante na encosta, como faz uma ótima Vila Natal para a quadra.
A chegada à vila foi bastante fácil. Fica a cerca de 40 minutos de Lisboa através da A1, e chegando existe um parque de estacionamento bastante grande junto a uma das pontas da zona central da vila.
Claro que tudo isto seria bem mais difícil sem um GPS, mas como hoje em dia quase todos temos GPS no nosso bolso, fica bastante fácil de encontrar.
Junto ao parque de estacionamento temos uma parte importante da vila Natal: o circo, a pista de patinagem no gelo, uma paragem para o comboio de Natal, o museu do vinho, e o museu Damião de Goes.
Não consegui ir ver a sessão do circo, porque já cheguei depois do horário, mas acho que vale a pena tentar chegar à hora para poderem usufruir de toda a experiência.
Como cheguei por volta da hora do almoço a pista de gelo ainda estava vazia, mas tem um bom tamanho e acho que pode ser bastante divertido passar algum tempo a patinar.
No entanto, dentro da tenda da pista, estava um senhor da organização (que, já agora aproveito para dizer são todos mesmo muito simpáticos e disponíveis) que me deu um mapa da vila Natal. Isto facilitou bastante porque permitiu saber exatamente onde se encontravam todas as atrações - já que estão espalhadas ao longo do rio da vila de Alenquer.
Museu do Vinho
Quase ao lado da tenta de patinagem no gelo estava a o museu do vinho.
Pode-se visitar o museu, comprar umas garrafas de vinho, ou outras recordações, mas o que achei mais piada, confesso, foi uma atividade que está sobretudo pensada para crianças, mas os adultos também pode fazer: bolachas.
Aqui podemos pegar na massa que está preparada pelas pessoas da organização, esticar, e corta-la em formatos natalícios (árvore de natal, elfos, estrelas, etc.) e depois pedir que nos coloquem as nossas bolachas no forno.
Bolachas essas que se chamam sarapicos.
Ao fim de uns 15 minutos temos as nossas bolachas preparadas, que as senhoras da organização simpaticamente nos entregam.
Eu gostei muito da experiência, e acho que qualquer criança vai adorar.
Ao mesmo tempo, tivemos um lanche gratuito para o resto da tarde!
Castelo de Alenquer
Subindo uma rua de escadas ao lado do museu do vinho conseguimos chegar à muralha do castelo.
Não só podemos ter uma vista muito bonita do rio e de toda a vila, como também podemos apreciar esta bonita construção muito antiga.
Museu Damião de Goes
O museu é também uma livraria.
Tem uma zona exterior decorada com motivos de natal e pequenas cabanas. Está muito engraçado para as crianças que visitam.
Lá dentro, pode usufruir-se do museu e da livraria, mas também do presépio com pequenas peças que se estende por vários metros da sala.
Por último para quem vai com crianças existem algumas atividades como fazer uma ovelha e fazer a sua própria coroa - tudo muito giro!
Saindo da zona inicial
Saindo da zona onde se encontra o parque de estacionamento e percorrendo a rua junto ao rio da vila chegamos a outra zona importante da vila Natal: mercado de natal, a casa do pai natal e dos duendes, carrossel, e também a o presépio mecânico.
Junto a tudo isto estava o parque infantil, que é importante já que muitas pessoas visitam a vila com crianças.
Mercado de Natal
Não poderia ser uma verdadeira vila Natal sem um mercado de natal.
É uma zona com diversas bancas onde se podem fazer compras.
Claro que a banca das farturas não poderia faltar.
Presépio Mecânico
Dentro da biblioteca municipal temos um enorme presépio mecânico. Ou seja, é um presépio feito com bonecos que estão sempre a mexer.
Alguns até têm fontes por onde escorre a água. Está muito engraçado!
Casa do Pai Natal
A casa do Pai Natal fica numa zona mais direcionada para as crianças.
O Pai natal estava em casa, o que fez a delícia das crianças. Este Pai Natal tinha barbas verdadeiras!
Existem várias almofadas onde nos podemos sentar a ouvir o Pai Natal, que, obviamente, se senta no seu trono.
Casa das cartas ao Pai Natal
Ao lado da casa do Pai Natal estava uma casa de duendes onde podemos entrar e escrever uma carta para a Lapónia. Tem uma cadeira, uma secretária, caneta, e muitas cartas para poderem ser escritas.
No final, podemos por a carta do marco do correio que está à entrada da casa.
Carrossel
Claro que numa vila Natal Não poderia faltar um carrossel para crianças.
Esta era uma diversão paga, aliás, das poucas coisas que eram pagas nesta Vila Natal, o que não deixa de ser positivo!
Um carrossel clássico com muitos cavalos para divertimento infantil.
Presépios pela vila
Passeando a pé pela vila existem muitos presépios diferentes que podemos ir admirando. Alguns pequenos, outros muito grandes.
Aliás, o principal presépio é gigante e colocado na encosta junto ao rio, e podemos admira-lo da margem contrária.
Fica mesmo por baixo do edifício dos Paços do conselho.
Na zona central, perto da casa do Pai Natal, existia também um presépio com figuras de tamanho real.
A Visita da Vila Natal
Havia outras atrações que eu já não consegui visitar, mas no geral, gostei de visitar esta Vila Natal, onde o principal tema são os presépios.
Existe um grande esforço por parte da organização para que as pessoas se sintam bem recebidas e que tenham atividades que sejam interessantes, o que realmente acontece!
Do ponto de vista de locais para visitar, a Vila de Alenquer tem muitos pontos de interesse preparados com a temática de Vila Natal, no entanto, a opção por não colocar todas as atrações no mesmo local faz com que tenhamos de andar bastante, o que com crianças pode não ser a coisa mais fácil do mundo.
Por outro lado gostei da decisão de colocar os vários pontos de interesse da vila Natal espalhados ao longo do rio e de Alenquer porque podemos conhecer muito mais coisas do que veríamos se tudo estivesse no mesmo local.
Eu visitei a vila numa segunda-feira e, na zona central, não foi muito fácil de estacionar, pelo que nos dias mais concorridos, convém ir preparado, tentar estacionar um pouco mais longe e utilizar o comboio da vila natal para percorrer os pontos principais da vila.
Conclusão
- A chegada à vila foi bastante fácil. Fica a cerca de 40 minutos de Lisboa através da A1.
- Existe um grande esforço por parte da organização para que as pessoas se sintam bem recebidas e que tenham atividades que sejam interessantes.
- Temos pontos de interesse na vila Natal de Alenquer como pista de patinagem no gelo, circo, comboio de Natal, casa do pai natal, inúmeros presépios, museu do vinho onde podemos fazer bolachas, etc.,
- Gostei da decisão de colocar os vários pontos de interesse da vila Natal espalhados ao longo de Alenquer porque podemos conhecer muito mais coisas do que veríamos se tudo estivesse no mesmo local, no entanto, por vezes torna-se bastante difícil de encontrar o que queremos ver e de seguir o mapa com todos os pontos de interesse.