Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pedro Ivens

Pedro Ivens

06
Fev25

A minha inspiração para fazer a mala de maneira eficiente

Melhorei a forma como faço a mala para viagens lendo o site Onebag.com

Pedro Ivens

Estava a planear a minha viagem ao Japão quando comecei a pensar qual seria a melhor forma de fazer mala.

Queria levar as coisas arrumadas de modo a que não tivesse de despachar bagagem para o porão do avião. Por isso, arrumar tudo de maneira eficiente era muito importante.

Pesquisei bastante online para decidir o método que iria usar. Queria encontrar algo quase cientifico: o mais eficiente possível.

A minha questão era muito simples: "como posso arrumar o máximo de coisas na minha mala de cabine sem ocupar muito espaço?"

De entre os vários websites que visitei e dos inúmeros vídeos que vi, houve um que gostei mais do que todos os outros: onebag.com

 

É um site bastante simples, mas com uma mensagem muito forte: viajar apenas com uma única mala.

Encontrei aquilo que procurava neste site, e tornou-se a minha inspiração para fazer malas daí em diante (e até hoje continuo a utilizar os métodos explicados neste site).

Recomendo vivamente, para quem gosta de viajar e tem um gosto especial em fazer a mala de maneira eficiente, que visite este site e o leia de uma ponta à outra.

O autor do onebag.com defende que não precisamos mais do que uma mala para viajar. Algo que eu concordo totalmente.

Os principais pontos são:

  • escolher bem o que realmente precisamos de levar (isto é, o que vamos mesmo usar).
  • lavar a roupa.
  • fazer um embrulho ou uma "trouxa" com a nossa roupa (colocar as várias peças umas sobre as outras e dobrar tudo como se fosse uma trouxa).
  • escolher um saco de viagem (ao invés de mala de cabine ou de mochila) que tenha formato de paralelepípedo para maximizar o espaço que é utilizável.

 

A minha experiência em aplicar os ensinamentos do onebag.com

 

Tenho colocado estes pontos em prática, e mais alguns que entretanto fui aprendendo ou adaptando com base na minha própria experiência. Por isso, posso dizer que do que testei, os conselhos que o autor deste site tem para nós são excelentes.

Umas das coisas que faço diferente do autor do site é que prefiro enrolar a minha roupa ao invés de dobrá-la. Na minha opinião conseguimos compactar bastante a roupa, enquanto, ao mesmo tempo deixamos mala bastante organizada.

No caso do onebag.com , a técnica de fazer uma "trouxa", também permite arrumar a roupa de maneira bastante eficiente, mas cada vez que precisamos de uma peça temos de desmontar toda a organização. Mas é uma questão de experimentarem os vários métodos e verem o que resulta melhor.

 

Saco de viagem ou mochila?

 

Atualmente apenas viajo com uma única mala: ou uma mochila de 20 litros (ou 16 litros de optar por uma Fjallraven Kanken), ou um saco de viagem com 20 litros, mas concordo com o autor: para arrumação eficiente o saco de viagem é muito superior à mochila. A vantagem da mochila é mesmo o conforto de a transportarmos aos ombros e termos as mãos livres. 

Tanto a mochila como o saco de viagem permitem-me viajar em qualquer meio de transporte (incluindo as companhias aéreas low cost que têm  restrições rigorosas com o tamanho da bagagem que pode ser colocada debaixo do assento do avião), sem ter de colocar a bagagem ou num porão, ou num compartimento de carga longe de mim, sem ter de me preocupar com o peso (como a mala é pequena nunca excede o peso máximo), ou com a segurança da mala se não a for colocar imediatamente ao hotel (ou seja, posso ir passear mal saia do avião, comboio, ou autocarro).

Quanto mais pequena for a mala, menor o peso que carregamos, e mais flexíveis estamos para poder ir confortavelmente a qualquer sítio, mesmo levando a mala connosco.

 

Para mim, fazer a mala de maneira eficiente para viajar, começou com a inspiração do Onebag.com.

 

Conclusão

 

  • O website https://www.onebag.com tem dicas excelentes de como fazer a nossa mala de maneira eficiente, e tem sido a minha inspiração para organizar a minha mala de viagem.
  • Para fazer a mala de maneira eficiente devemos escolher o que realmente vamos usar, lavar roupa, fazer uma trouxa com a nossa roupa, e escolher um saco de viagem em formato de paralelepípedo que maximize o espaço que pode ser utilizado, respeitando as medidas aprovadas das companhias aéreas.
  • A minha opinião difere da do autor do site porque eu prefiro enrolar a roupa enquanto ele prefere dobrá-la: opiniões