A economia da Guiné-Bissau
Breve descrição do país com base naquilo que vi apoiado em dados estatísticos.
A Guiné-Bissau é um país em vias de desenvolvimento e apresenta algumas características típicas, tais como um Produto Interno Bruto (PIB) per capita baixo, uma população bastante jovem e uma percentagem bastante alta de pessoas que vivem com menos de 1 USD por dia.
A Guiné-Bissau tem uma área de 36,126 quilómetros quadrados. Quer isto dizer que tem mais ou menos a dimensão da Suíça ou da Dinamarca.
Quis tentar escrever uma breve descrição do país, com base naquilo que vi ao vivo nas minha visitas, apoiando nos dados estatísticos disponibilidades pelo instituto nacional de estatística da Guiné-Bissau (estatísticas oficiais).
População
A População ronda os 1.8 milhões de habitantes (dados a 2023), o que é um número relativamente pequeno, se compararmos com a População da Dinamarca (5.9 milhões) ou da Suíça (8.9 milhões).
É interessante o quão jovem é a população do país: quase metade da população do país (43%) da população tem menos de 15 anos e só cerca de 2% da população tem mais de 65 anos.
Isto é bastante visível quando passeamos nas ruas, tanto de Bissau como noutras cidades.
Embora jovens, as famílias são bastante grandes, sendo que, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística da Guiné-Bissau, em 2010, o agregado familiar médio era de 8,3 pessoas (estatísticas oficiais).
Aliás, conheci um senhor que era fotografo e tinha 9 filhos, o que está bastante na média.
Ao andarmos pelas ruas da Guiné-Bissau apercebem-nos de que a população, embora bastante alegre, não vive com as comodidades, por exemplo, dos países europeus.
O índice de pobreza, calculado pelo Instituto Nacional de Estatística da Guiné-Bissau entre 2018 e 2019, diz-nos que 47% da população vive em pobreza, e 5% em pobreza severa (estatísticas oficiais).
A Moeda
A moeda na Guiné é o Franco CFA Ocidental, mais conhecido como o XOF.
Esta moeda é utilizada em vários países na região (Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo e, obviamente, Guiné-Bissau), é uma espécie de euro da África central...
Aliás, o valor do Franco CFA Ocidental está indexado ao valor do euro através de um câmbio fixo: 1 EUR = 655,957 XOF.
O Banco Central dos Estados Oeste Africano (BCEAO), em Dakar (Senegal) é responsável pela emissão de notas e moedas.
Em relação a este tema, fica a nota de que, sempre que visitar a Guiné, deve trocar dinheiro à chegada, uma vez que o XOF é a moeda transacionada e os euros ou dólares americanos não são amplamente aceites.
A Economia
Produto Interno Bruto (PIB) é à décadas um dos mais baixos mais baixos do mundo (cerca de 3 mil milhões de USD).
Ainda assim, superior a alguns países como São Tomé e Príncipe (cerca de 1 mil milhões de USD) ou de São Marino (cerca de 2 mil milhões de USD).
No entanto, apenas para termos uma comparação, Portugal tem cerca de 300 mil milhões de USD), ou como os EUA (cerca de 19,360 mil milhões de USD).
Por isso é fácul de perceber que o padrão de vida da população não pode ser comparável com estes países mais ricos.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística da Guiné (estatísticas oficiais), a maior parte do rendimento das famílias é gasto com a a alimentação, o que deixa pouca margem para consumo adicional, investimento ou poupança.
É fácil perceber alguns dos produtos mais vendidos na Guiné-Bissau indo a um mercado local ou ao principal mercado de Bissau (o mercado do Bandim).
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística da Guiné, a castanha de caju representa a maior parte das exportações do país.
Quando percorremos o país, o que vemos mais as pessoas trabalhar nas áreas rurais é na apanha destes produtos.
O instituto nacional de estatística confirma com os dados do seu sitio que a economia é pouco diversificada e, sobretudo, agrícola.Há vários anos que a agricultura representa mais de metade do PIB do país.
Nas ruas existem também muitos vendedores de fruta, especiarias e malagueta.
Todos produtos nativos da Guiné-Bissau que provei como o caju, a malagueta, ou a fruta têm muita qualidade.
Mas infelizmente muitas vezes as exportações são dificultadas por não cumprirem os critérios de Higiene e Segurança alimentar, como é o exemplo dos requisitos para a Europa.
Sem um investimento significativo na produção e no marketing torna-se difícil concorrer com outros países que vendem os mesmos produtos.
A Educação
A educação, é também uma área que necessita de bastante desenvolvimento no país, mas uma que pode ajudar ao seu crescimento futuro.
Ao passearmos por Bissau, podemos ver muitas escolas e muitas crianças nas escolas, mas o abandono escolar é bastante alto.
Quando saímos da capital, percebemos com facilidade que as escolas não têm a mesma qualidade nem o mesmo número de estudantes.
De acordo com o instituto nacional de estatística, embora esteja a haver uma melhoria significativa, continua a existir muitas pessoas que não sabem ler nem escrever.
Ainda assim, muitas vezes o facto de as escolas disponibilizarem alimentação gratuita para as crianças é um motivo importante para os pais as deixarem ir à escola.
Conclusão
- A Guiné-Bissau é um país relativamente pequeno, mais ou menos do tamanho da Dinamarca ou da Suíça.
- A população da Guiné-Bissau é muito jovem, mas os agregados famílias são bastante grandes (com cerca de 8 pessoas).
- A população vive com muitas dificuldades e o índice de pobreza é elevado.
- A Moeda da Guiné-Bissau é o Franco CFA que é utilizado também em vários países vizinhos (Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo e, obviamente, Guiné-Bissau), sendo o seu valor indexado ao do euro.
- A principal produção do país é agrícola, em especial o caju.
- Veem-se muitas crianças nas escolas, mas ainda há muito trabalho a ser feito para aumentara literacia.